ÁRVORES

MEU FASCÍNIO PELAS ÁVORES ME LEVOU A PESQUISAR LENDAS, CAUSOS E VERDADES A RESPEITO DELAS. VOU TENTAR COLOCAR AQUI, UM POUCO DESSA MINHA ADMIRAÇÃO, À HUMILDADE, AO SILÊNCIO E A PRESENÇA DAS ÁRVORES EM NOSSAS VIDAS!



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

JACARANDÁ

JACARANDÁ

por Arnaldo Silva


 

Esse é o Jacarandá, uma árvore de origem brasileira, conhecida também como a árvore dos pássaros por atraí-los pela beleza e pelas sementes, da qual muitos dele...s se alimentam. É nativa do nosso Cerrado e encontrada de Minas ao Rio Grande do Sul e também na Argentina, Bolívia e Paraguai. Embora tenha sido abundante em Minas, hoje é pouco conhecida pela maioria, já que sua madeira foi muito cobiçada para a fabricação de móveis e forros de casas e também pelos carvoeiros.



Praticamente acabaram com o jacarandá e nem se preocuparam em recuperar o que destruíram. Bom Despacho, cidade que eu moro, é um exemplo. Cada loteamento novo, dezenas de Jacarandás são arrancados, bem como pequizeiros, cagaiteiras, araticuns, etc. Outros países gostaram do Jacarandá e levaram mudas como o Japão, ai da foto.



Lá é valorizado e muito bem cuidado e ornamenta calçadas, praças e parques. O nosso jacarandá foi introduzido também na África do Sul, Portugal, Austrália, Itália, México, Argentina, Nova Zelândia e vários outros países. O nosso jacarandá está praças, parques, jardins e calçadas de várias cidades do mundo, menos na sua origem, no nosso Brasil e muito menos aqui em Bom Despacho onde era abundante e não tem um pé sequer plantado na cidade. Nas matas, conta-se nos dedos. Eu contei até hoje, apenas 1 pé ainda em pé.




Em Bom Despacho, essa linda árvore está esquecida, ignorada e nem é lembrada quando vão arborizar alguma rua ou praça. Antes abundante, quase não se vê mais. O triste é que vejo árvores de outras origens, que não tem nada a ver com o Cerrado serem plantadas nas ruas e calçadas de minha cidade e de todas do Brasil que conheço. Falta de tudo, principalmente gente que entenda um pouquinho de Bioma, de plantas nativas e que não há interesse em recuperar o que a ganância e ignorância destruiu e ainda destrói. De "ambientalistas" de carteirinha (eu entendo isso como empresários disfarçados de ambientalistas) estamos cheios, todos se dizem ser, de entender de meio ambiente, mas nada fazem, por não conhecer, não viver e não amar as árvores.

Ambientalista é aquele que arregaçar as mangas e defende o Meio Ambiente, luta para melhorar e preservar. Que sai das cadeiras de gabinetes e salas confortáveis e vai para a mata. E conseguir sementes e mudas de jacarandá é fácil e barato. Não custa nada, nada mesmo comprar sementes de jacarandá, fertilizá-las e plantá-las em nossas praças, ruas, avenidas e matas.


Eu comprei 50 sementes, adubo e saquinhos e estou germinando. Quando crescerem, plantarei nas matas e na cidade de Bom Despacho e no Engenho do Ribeiro. São poucas, só 50, mas na minha cidade não tem nenhuma. Então, serão 50 novas árvores, 50 jacarandás assim, floridos e encantadores.

Fica a dica. Não somente em Bom Despacho, mas em todas as cidades de Minas e do Brasil. 50 sementes, se pesquisarem pelo Mercado Livre, sai a 10,00 em média. Só 10 reais gente.
Arnaldo Silva



Rita Elisa Seda
Ambientalista, fotógrafa e escritora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário