ÁRVORES

MEU FASCÍNIO PELAS ÁVORES ME LEVOU A PESQUISAR LENDAS, CAUSOS E VERDADES A RESPEITO DELAS. VOU TENTAR COLOCAR AQUI, UM POUCO DESSA MINHA ADMIRAÇÃO, À HUMILDADE, AO SILÊNCIO E A PRESENÇA DAS ÁRVORES EM NOSSAS VIDAS!



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OS PACIFISTAS DA HUMANIDADE


Onde estão os pacifistas da humanidade? Em quais estrelas eles se escondem?
Estou à procura dessas respostas. Tento me enquadrar como ‘pacifista’ e concluo que preciso ousar. Isso mesmo... na época da globalização precisamos ser mais atirados. As mensagens chegam com mais freqüência, os assuntos se diversificam, as polêmicas duram alguns dias somente.
Somos bombardeados com uma enorme gama de informações e só algumas conseguimos reter e poucas resolver. A fadiga da informação é a doença do século. Por isso peneiro minhas leituras e norteio minhas decisões para o que realmente precisa ser solucionado.

Mas há algumas questões que me intrigam. Todos sabemos dos testes nucleares, dos dissabores entre as religiões e os terrorismos no Oriente Médio. A guerra fria acabou, a ditadura está dormindo (de vez em quando acorda) e o tratado de paz permanece (de vez em quando dorme). Fico pensando em Jean Henri Dunant, esse maravilhoso pacifista criador da Cruz Vermelha. Em viagem à Roma viu a Batalha de Solferino e dali tomou outro rumo – foi salvar vidas! Isso em 1859. Imagine o que ele faria hoje com toda tecnologia que temos... Sei que às vezes é preciso estar diante da fervura para tomar conhecimento dela. Dunant ganhou o prêmio Nobel da Paz. E, Alfred Nobel, por ter criado a dinamite, deixou sua fortuna para recompensar os pacifistas da humanidade, mas alguns como Dunant não ficaram com o dinheiro, sua ideologia de paz foi germinada em consciência tranqüila, algo que não tem preço... morreu pobre e feliz.

A paz depende de cada um de nós! Hoje mais do que nunca. Não é perda de tempo reunir pessoas e filosofar sobre os caminhos da humanidade. Os momentos ‘perdidos’ são os mais bem empregados. Newton perdia seu tempo embaixo da macieira, Galileu perdia o tempo olhando os navios na linha do horizonte, Santos Dumont perdia o tempo fabricando e empinando pipas, Beethoven perdia o tempo regendo o vento no bosque, ao cair das folhas. Perder o tempo em conversas rende bons resultados.
Se sozinhos podemos pensar em tanta coisa boa, juntos planejaremos um desfecho pacifista para o mundo globalizado. A enorme teia mundial será para agregar e não para destruir. Façamos nossa parte.
Rita Elisa Seda
Cronista, poeta, biógrafa, fotógrafa e jornalista.
Crônica publicada no Jornal Valeparaibano em 2007

2 comentários:

  1. Rita Elisa,
    A cada dia, aumenta em nossa sociedade a Violência, em suas mais variadas formas. Violência contra a criança, contra o idoso, contra a mulher, contra os menos favorecidos na sociedade,enfim ... Violência e mais violência. Nunca houve tanto contraste, tanta exclusão social e tanta pluralidade de ideias. Mas por que tanta violência? Por que com tantos conhecimentos e com tantos recursos tecnológicos, a sociedade sofre com esta tensão constante onde cada um se sente ameaçado. Seja em casa, nas ruas, no trabalho... Ameaça sobre ameaça. Vivemos o tempo todo sendo ameaçados, e muitas vezes, acabamos ameaçando também. O homem se sentindo auto-suficiente se esquece de Deus. E a falta de Deus também gera violência.
    Diante desta situação vem à seguinte questão: “como podemos buscar a Paz e harmonia individual e coletiva? A história da humanidade é uma historia de lutas, de guerras. Temos uma cultura de violência herdada de nossos antepassados.
    Mas a história da humanidade também é a história de homens e mulheres que mostraram e que mostram através de uma vivência pessoal como é possível desenvolver uma Cultura de Paz. Eles mostraram e mostram; vivenciaram e vivenciam: a solidariedade, o amor, o despojamento, a humildade... SÃO OS PACIFISTAS. Muitos dizem que eles foram e são seres especiais, porque ousaram e ousam propor e sonhar com um mundo de paz, sem violência. Eles nos mostraram e mostram caminhos, e modos de vida que podem nos levar a esta Cultura de Paz.
    Entre os grandes pacifistas, podemos destacar: Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Jesus Cristo, Eu, Você, entre muitos. A paz, como você disse Rita Elisa, depende de cada um de nós. Hoje, nós também podemos ser pacifistas. Como? De que forma? Buscando, entendendo e mais que isso, vivenciando os ensinamentos do Cristo, por exemplo; os dez mandamentos. É difícil? Sim, mas não impossível. Vivenciando o que São Francisco pregava. Ahhhhhhhh... falando em São Francisco de Asis senti vontade de rezar...
    Na oração de São Francisco, está um grande desafio, uma grande proposta para a humanidade em busca de paz individual e coletiva... Vamos rezar com São Francisco de Assis???

    Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
    Onde houver ódio, que eu leve o amor,
    Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
    Onde houver discórdia, que eu leve a união,
    Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
    Onde houver erro, que eu leve a verdade,
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
    Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
    Onde houver trevas, que eu leve a luz.
    Ó Mestre, fazei que eu procure mais
    consolar que ser consolado;
    compreender que ser compreendido,
    amar, que ser amado.
    Pois é dando que se recebe
    é perdoando que se é perdoado
    e é morrendo que se nasce para a vida eterna...

    Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

    Silvinha

    ResponderExcluir
  2. Silvinha querida... o que depende de nós precisamos e devemos fazer, o que não temos como resolver deixamos nas mãos de Deus. Só que existem pessoas que deixam TUDO nas mãos de Deus, ficam sentadas à beira do caminho orando, orando, sem atuar. Ás vezes a oração está na ação! Essa oração instituída a São Francisco é belíssima, nos mostra o poder do amor, e amor... gera amor! Hoje há pessoas como São Francisco, não aparecem, são discretos, mas as pessoas ficam sabendo deles e os procuram. Procure na Internet o frei Hugolino, ele é de Santa Catarina. Dalai Lama também é inteiro em Paz! Tente pontuar em um caderno 10 pessoas que você conhece e que são realmente pessoas de PAZ. Depois me diga como ficou. Eu faço esse exercício todo começo de ano. Mas tem de ser pessoas como Madre Tereza de Calcutá. A minha lista está obsoleta, morreram dois, tenho de ocupar esses lugares com os que conheço e até agora... só encontrei um!
    Beijos, felicidades e a paz!

    ResponderExcluir